Ir Francinete Amorim, Missionaria Capuchinha, participa do Congresso, Missionário Nacional em Olinda-Recife

page

Congresso, Missionário Nacional promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a Arquidiocese de Olinda e Recife  aconteceu no Nordeste.

Desta vez foi precedido por uma Semana Missionaria em todos os Vicariatos da Arquidiocese Olinda- Recife. Irmã Missionaria Capuchinha, Francinete Amorim, participou do 4ºCongresso, representando o Regional Centro-Oeste, Goiás/DF, juntamente com um grande numero de Leigos, Leigas, Religiosos Sacerdotes dos diversos organismos missionários, presentes no Regional.

O tema proposto para o Congresso foi: A Alegria do Evangelho para uma Igreja em saída.

Teve como objetivo impulsionar as Igrejas no Brasil para um dinamismo de saída e caminhar juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo, no compromisso com “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem” (GS 1).

Foram dias de vivencia fraterna, partilha, oração, encontro, alegria e reflexão, iluminadas pelos conteúdos proferidas através das  palestras:

  • A missão ad gentes como paradigma e horizonte. A saída e a entrada, as periferias e o Reino – Estêvão Raschietti
  • “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. Testemunho e Profetismo. – Dom Roque
  • Sinodalidade: caminhar juntos na missão. – Dom Sergio da Rocha

Na mensagem final o Congresso afirma: Aprendemos com o Papa Francisco que “a alegria é o bilhete de identidade do cristão”. Essa alegria foi o espírito que marcou os quatro dias em que estivemos juntos. Ela nasce do Evangelho que liberta e salva; expressa-se na sinodalidade e na comunhão que impulsionam a vida e a missão da Igreja; anima o testemunho e o profetismo que, a partir da cruz de Cristo, apontam para o nosso compromisso de discípulos missionários e missionárias. Foi oportuno contemplar a realidade com o olhar de discípulo missionário.

O exemplo dos mártires e profetas, como Dom Helder Câmara, ajudou-nos a olhar para o Brasil, mergulhado numa profunda crise que fere, no coração e na alma, a nós e a tantos irmãos e irmãs empobrecidos, excluídos e descartados.