Ir. Lúcia Silva participou do XX Congresso Basileiro de Fonoaudiologia em Brasília

Ir. Lúcia Silva-IMC

 Fonoaudióloga, com Especialidade em voz Clínica e Profissional
 
 
      
    Nos dias 31/10 a 03/11 aconteceu em Brasília no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, o XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia promovido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). Fonoaudiólogos de várias regiões do Brasil participaram. Todos os departamentos da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia tiveram seus espaços, em salas individuais, para debates e apresentações das conferências em 10 mesas redondas, 02 espaços denominados “Ouvindo o especialista” e ainda 03 Simpósios Interdepartamentais, cujo objetivo foi promover a importância da interdisciplinariedade e da ciência fonoaudiológica. 
                                       Em média de 380 congressistas apresentaram pesquisas e estudos de casos através de temas livres e em pôsteres com as mais variadas temáticas pertinentes à profissão nas áreas de atuação que são: motricidade orofacial; voz; audição e equilíbrio; disfagia; linguagem; saúde coletiva.  Entre os temas relevantes destacou-se o “teste da linguinha em neo-natal” e o espaço “Fonoaudiólogo Empreendedor”. O Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de profissionais atuantes, com 37 mil fonoaudiólogos. Desde a década de 60 se tem conhecimento da existência de fonoaudiólogos atuando no Brasil, contudo, o reconhecimento dessa profissão ocorreu apenas em 09 de dezembro de 1981, celebramos apenas 30 anos de regulamentação da profissão no Brasil. O Congresso contou com a presença de Alexandre Garcia que foi entrevistado e durante seu depoimento agradeceu a atuação Fonoaudiologia por tantos benefícios a ele concedidos e aos demais companheiros das redes de comunicação.             
                                 O tema central do XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia foi “Ciência e Profissão”. As conferências e palestras tiveram como foco principal a atuação fonoaudiológica na educação e na saúde e a busca pela ampliação dos serviços da profissão nos serviços públicos. Na busca de oportunizar espaço igualitário para todas as faces da nossa sociedade, no desejo de servir a humanidade com eficiência na qualidade de profissional fonoaudiólogo/a.
 
Águas Lindas de Goiás, 03/11/2012