• Sem categoria

Irmã Lúcia Silva Missionaria Capuchinha, publica “Livro de Cantos Liturgicos que contempla os anos: A, B e C. Veja!

Irmã Benvenuta Maria, Superiora Geral da Congregação, apresenta o presente Livro.

Irmã Benvenuta Maria, Superiora Geral da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas,  apresenta o presente Livro de cantos Litúrgicos, organizado por Irmã Lúcia Silva. O mesmo  não tem a finalidade comercial mas sim para supri necessidade da Congregação no campo litúrgico.

page

Apresentação do Livro

Caras irmãs, este livro de cantos, que ora entregamos a vocês, por si mesmo dispensaria qualquer apresentação, pois quando nos deparamos com a riqueza de seu conteúdo, logo podemos perceber que ele é fruto de um longo e dedicado trabalho de pesquisa de alguém que ama o que faz e, por isso, o que faz sempre tem a marca do aprofundado, meditado, aprimorando sempre em vista de oferecer o melhor:  Desde algum tempo, tínhamos o desejo de algo assim, para ser instrumento em nossas celebrações e liturgia, que não fosse simplesmente um livro de cantos a mais, mas que nos ajudasse de fato a canta rezando e rezar cantando, como tão acertadamente sugere o titulo. A constituição sacrosanctum concilium sobre a Sagrada Liturgia, no capítulo VI, n. 112, quando se refere à música sacra diz: A tradição musical de toda a Igreja é um tesouro de inestimável valor, que se sobressai entre todas as outras expressões de arte, sobretudo porque o canto sagrado intimamente unida com o texto, constitui parte necessária ou integrante da liturgia solene. Ainda que este livro não seja de música sacra propriamente dita, pelo modo como  foi organizado por quem entende de música  e de liturgia, objetiva proporcionar  a quem o utilizar; a ocasião para um mergulho no espírito e no sentido do tempo litúrgico que se vivencia e, como diz a autora – organizadora, oportunizar um verdadeiro encontro com o Senhor da vida na celebração do Mistério Pascal – culminância da Liturgia.

Dando graças ao Senhor nosso Deus que tão sabiamente distribui a riqueza de seus dons com os seus filhos e filhas, agradecemos com alegria à nossa Irmã Lúcia Silva, que tem sabido fazer  crescer e multiplicar os dons preciosos da música, da poesia, da arte que lhe foram concedidos, bem como, a todas e todos os que colaboraram com ela, de algum modo, para que tenhamos, agora, este frutos preciosos, o primeiro de outros que virão, inclusive o já anunciado 2. Volume sobre os SALMOS.

Que o esforço laboriosos que produziu esta obra nos ajude a viver a deliciosas e alegria experiência que tanto marcou a vida de Francisco de Assis , chamado tantas vezes de Jogral do Senhor, pelo amor que tinha pelo canto e pela música como formas de louvar seu amado – nosso Senhor Jesus Cristo.

Com profunda gratidão e alegria

Irmã Benvenuta Maria  Superiora Geral .

INTRODUÇÃO  DO LIVRO

Irmã Lúcia Silva, Missionária Capuchinha, organizadora do Livro de Cantos Litúrgicos,

Irmã Lúcia Silva, Missionária Capuchinha, organizadora do Livro de Cantos Litúrgicos, um trabalho feito com dedicação e amor à liturgia. Não é minha especialidade, contudo, é um trabalho que faço com sensibilidade e paixão, pois nosso Deus merece eterno louvor!

                    “Cantar rezando e rezar cantando a “grande Páscoa” do Senhor. Esta coletânea de cantos litúrgicos, neste primeiro volume , surgiu da necessidade de ofertar às irmãs e irmãos,  em textos litúrgicos e ou intimistas, com a liturgia   da Igreja, que nos conduzirão à oração e poderão oportunizar um verdadeiro  encontro com o Senhor da Vida na Celebração do Mistério Pascal –  culminância da Liturgia. Portanto, cantemos e celebremos ação de Deus,  com a alma,  o coração e o espírito transbordando de amor, pois, conforme falou Santo Agostinho: “Cantar é próprio de quem ama”.   Foi um caminho traçado com buscas, em fontes originais  e indicadas de cantos litúrgicos à luz das orientações mediante documentos sobre a música litúrgica da Igreja no Brasil (CNBB). Mergulhando na busca incessante, pude contemplar,  mais uma vez, a grandeza de Deus expressa nos textos e melodias de autores  liturgistas e não liturgistas, mas que de forma  poética e melodiosa, manifestam uma estreita sensibilidade intimidade com a liturgia que,  em sua essência, é a Paalvra   de Deus, dessa forma ,contribuem com a ‘”arte sagrada  no empenho de bem celebrar, cantando a liturgia inculturada na  diversidade  rítmica das regiões do Brasil.

O presente Livro cantar rezando e rezar cantando,              contem uma coletânea  de 500 cantos, não intenciona apresentar somente músicas inéditas, mas sim, músicas com conteúdo  bíblico-liturgico,  situadas no Tempo Litúrgico, acompanhadas de melodias, proporcionando  aprendizado  e revisão de  de melodias  a partir  de fontes originais.  O  está estruturado em quatro partes distintas, formando o grande corpo   que contempla os três anos: A, B, C e os três grande ciclos que são:  Natalino, Pascal e Tempo Comum. A primeira parte contem os cantos processionais: entrada e comunhão. No segunda parte,  “cantos do comum ou ordinários” que são as fixas da missa: Em nome do Pai; Tende piedade; Glória; Pai Nosso e Cordeiro de Deus. na terceira parte, estão cantos  cantos aclamativos: “Aleluia” –  Aclamação do Evangelho; Santo; Aclamação Memorial (toda vez que se come deste pão)  e o grande Amém que é a “doxologia final”. Na quarta e última parte, estão os cantos suplementares: Ofertório;  Louvações; Ladainhas; Canto da Paz; Acolhida da Palavra; Pós – Comunhão e Louvor Final.  Considerando que a Semana Santa  segue uma ritualidade distinta, os cantos do Domingos de Ramos á Virgilia Pascal estão situados em um “bloco” integrado na primeira parte do livro, entre os processionais e de comunhão.  No início de cada parte, seguirá uma página com nota sobre a importância de cada canto. Neste primeiro volume, não foram contemplados os Salmos, pois estes farão parte do Volume II vindouro. Por ser um material a  utilizado para a centralidade litúrgica, optou-se por não inserir a autoria  acompanhando a letra. Estas, para conferência, segue integrado no índice geral. Buscou-se primar  pela fidelidade  na pesquisa a de autorias. Caso haja discordância, perdão e envie sugestões.

Que nossas vidas sejam uma eterna   canção!

Ir. Lúcia silva, IMC