Irmãs Missionarias Capuchinhas “Fraternità Chiara d’Assisi”- Itália: Experiência Missionaria. Veja!

 FRATERNIDADE  DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS CAPUCHINHAS  “CHIARA D’ASSISI”

EXPERIÊNCIA MISSIONARIA Gualdo Tadino – Itália Outubro-2014 a Agosto-2015

NOSSO PASSOS EM GUALDO TADINO

 Nós Irmãs Missionarias Capuchinhas, presentes  na cidade de Gualdo Tadino, Província da Úmbria-Itália. Buscamos viver o nosso carisma que é: Encarnar o Franciscanismo  no discipulado de JESUS CRISTO e seu Projeto Missionário, servindo  preferencialmente os mais pobres com coragem, alegria e misericórdia  com simplicidade e acolhimento. Enfrentamos  desafios, contudo, conseguimos com alegria e coragem darmos passos, na missão junto ao povo, a cada dia buscamos criar  vida nova, superando os desafios com alegria, errando, aprendendo, celebrando e crescendo juntas, com paciência, abertura ao diálogo. Estamos sempre atentas aos sinais de Deus na realidade em que vivemos, com flexibilidade para acolhermos as mudanças do tempo e do lugar que são tantas. Acolhemos com alegria todas as pessoas e grupos que chegam à nossa Fraternidade e estendemos a nossa vida fraterna também  a todos que fazem caminhada  conosco.  Na casa de acolhida dos Capuchinhos onde vivemos aqui em Gualdo Tadino, recebemos vários grupos onde marcamos presença contribuindo com animação liturgia, acompanhando-os em peregrinações  próximas,  partilhas da nossa experiência vocacional, “testemunhança” e os orientamos quanto as necessidades práticas da casa. A cada dia, nos disponibilizamos para acolhermos bem os grupos que chegam, seja para hospedagem ou para visitas.

Participamos de três missões populares em Províncias diversas, organizadas por Frades Capuchinhos. Para nós, foi um tempo de Graça e aprendizado.   Animamos a litúrgia na Paróquia  São Pedro e São Paulo, na Comunidade de “Rigali, em Gualdo Tadino, Comunidade da Serra Santa, juntamente com os Frades Capuchinhos. Juntamente com o Coordenador das missões da Província da Úmbria,   participamos dos encontros dos grupos  missionários: “RAMI, (que faz missão no Amazonas) VEV (que faz missão na Tanzânia)  e grupo de SCOTS adultos  de  Gualdo Tadino. Nestes grupos,  contribuímos no que é possível quando somos solicitadas. Junto a tantas comunidades estamos nas caminhadas, peregrinações, procissões, Celebrações  em várias Paróquias e Dioceses.  Uma experiência forte é com  as famílias, sempre que possível e quando nos convidam  estamos presentes, sobretudo  nos diversos momentos e durante  as visitas, escutamos  e comungamos de suas realidades sofridas, com  depressões, momentos de perdas de familiares, solidão, sofrimento  em consequência da crise econômica e desemprego, tristezas,  mas também  participamos de suas alegrias e confraternizações. Sempre os deixamos sorrindo. Contribuímos com o projeto JAVARI para missão no Amazonas, com produções de artesanatos com jovens das Escolas em Assis e Oratório Dom Bosco em Gualdo Tadino, de Outubro a Dezembro. Juntamente com  grupos estudamos  a  Palavra de Deus, assessorado pela Comunidade “Maria do Evangelho” e assessoria diocesana, estudos sobre Franciscanismo e cursos para formação do “Juniorato” em Assis e Santa Maria dos Anjos.  No mês de agosto acompanhamos dois grupos vocacionais, mistos, em nossa casa. Uma semana para cada grupo com 30 jovens vocacionados. Um  grupo eram jovens principiantes e outro para discernimento vocacional, foi um trabalho em conjunto com os Frades Capuchinhos e Irmãs Capuchinhas do Sagrado Coração. Uma experiência  rica e de aprendizado.  Foi iniciado atendimento  voluntário  com prevenção vocal para Religiosas brasileiras e que se estende a tantas outras…

Tempo de graça nos santuários, São Francisco, Santa Clara, Basílica de São Pedro, Santuário do Milagre Eucarístico  e Santuário de Santa Rita de Cássia. Vistamos também a terra natal de Frei João Pedro em Sexto São João – Milão, por ocasião da inauguração da Praça em sua homenagem. e SANTUÁRIO MADONNA DEL DIVINO AMORE: Marcamos presença todos os dias na Celebração Eucarística, e adoração  Eucarística uma vez  na semana.  É um dos espaços onde encontramos  e escutamos as pessoas. Acreditamos que a oração deve ser uma constante em nossa vida, com  profunda sintonia  com Deus  que se revela e estabelece ali, uma relação de amor paterno e materno. É uma conquista interior onde cada pessoa  busca sua forma  e tempo para manter verdadeiramente sua intimidade com o infinito, a qual,  reflete nas ações  de cada dia e que  alimenta a nossa vida Consagrada.

Vivemos com simplicidade, esta experiência, faz parte dos desafios de quem toma uma decisão com discernimento, com alegria, esperança e amor à missão. Descobrirmos os sinais de Deus e assim,  exercitamos  o nosso ser menor, experimentando melhor a  Espiritualidade Franciscana, comungamos com pessoas vítimas da situação de crise econômica atual da Itália e sobretudo de Gualdo Tadino, viver com simplicidade, nos remete a uma liberdade interior e nos ajuda a entendermos e acolhermos melhor as pessoas  e a  nossa  principal missão aqui neste  país da Europeu.  Por tudo agradecemos a Deus!

“Caminheiras vocês sabem….não existe caminho. Passo a passo, pouco a pouco e o caminho se faz”. Venha você também caminhar  conosco.

PACE E BENE A TUTTI!