• Sem categoria

Recomendações para quem usa a voz cantada ou falada no Ministério da Liturgia

  1. Usar postura reta em pé ou sentado: facilita a respiração e passagem de ar ao cantar mantendo o canto sustentado e com afinação durante as notas prolongadas no canto.
  2. Evitar ingestão de alimentos pesado antes de usar a voz cantada ou falada.
  3. Ingerir líquido com frequência em pequena quantidade para hidratar a mucosa do músculo vocal, sobretudo antes, durante e depois de cantar ou falar por longo tempo. Desta forma, a qualidade do som produzido poderá ser mais limpa e com mais brilho e conforto para quem canta.
  4. Ao usar o microfone, deixá-lo um pouco distanciado da boca e não cantar ou falar virando a cabeça para os lados. Este comportamento feito com frequência poderá causar alterações no músculo vocal comprometendo a  qualidade vocal.
  5. Quanto tom do canto não for confortável para você e sentir que forçar a sua voz, recomenda-se não insistir cantando para evitar dores, desconfortos ou sintomas agravantes. Procure orientações para profissionais ajudarem na sua classificação vocal para o canto.
  6. Você que vai ler em público, leia antes o texto e faça alguns movimentos gesticulando os lábios e língua para proporcionar uma  articulação precisa das palavras e desta forma a sua mensagem poderá ser propagada com clareza.
  7. Evitar gritos ou falar alto por longo período para não fadigar os músculos da laringe. Caso sinta algum desconforto ou sintomas de rouquidão, recomendo fazer contato com especialista na área.
  8. Para  quem canta Salmos – Ensaiar bem antes com várias tonalidades e depois escolher  a mais confortável para você . Concentrar-se nas palavras do Salmista para transmitir bem a mensagem com sintonia e espiritualidade. Cuidado com algumas melodias que não condizem com a natureza do Salmo. Busque orientações.
  9. Se tiver que cantar ou falar muito, ao chegar em casa, deve-se  passar no mínimo meia hora  em repouso absoluto de voz para desaquecer o músculo vocal.
  10. Cante com a alma feliz para o Senhor da Vida pois  NOSSO DEUS MERECE HARMONIOSO LOUVOR. É importante fazer boa higiene mental  de cantar para que o semblante possa ficar com musculatura relaxada e voz suave. Desta forma você e o público serão os mais beneficiados.

     Cantar é próprio de quem ama.     (Santo Agostinho)

                                             Ir. Lúcia Silva,IMC

Fonoaudióloga, Esp. Em Voz.