Sede Geral e casa de acolhida das Irmãs Missionárias Capuchinhas-PORCIÚNCULA-Messejana Fortaleza-CE.Veja!

3
Postado 20 de fevereiro de 2013 por irlucia em Fotos

PORCIÚNCULA OU NOVA PORCIÚNCULA

No dia 19 de março de 1961, foi lançada a pedra fundamental para a construção da Porciúncula. A bênção foi dada por Frei Silvério, (Capuchinho) o Padre Mestre, que aproveitou para refletir com as irmãs, o Salmo 126: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalharão os que a edificam”. O trabalho aconteceu pouco a pouco com a contribuição das Fraternidades que almejavam a continuidade da obra. No dia primeiro de maio de 1964, a Porciúncula acolheu o noviciado ocupando a terceira ala do prédio e dia 25 de maio chegou o Governo Geral e a partir daí, foi reconhecida como Sede Geral da Congregação. Em 1973, uma parte da casa foi cedida para encontros e cursos de maior e menor duração, em regime de internato.

A Nova Porciúncula é contemplada conforme por sua grandiosidade e beleza. É a sede Generalícia Congregação das Irmãs Capuchinhas, e conforme diz Irmã Utília Maria, uma das escritoras da Congregação: “O olhar contemplativo da Nova Porciúncula, precisa ir mais distante para ver que atrás das pedras, dos tijolos e da areia, está uma geração que generosamente, dedicou-se incansavelmente. Hoje, a Nova Porciúncula, é um monumento histórico pois se trata de um ideal de uma geração que se transcendeu de materiais para construir um Templo Sagrado – a Sede Geral das Irmãs Missionárias Capuchinhas”. É um espaço amado e conservado não só pelas Irmãs mas por todos os visitantes e encontritas que frequenta   este  espaço significativo e cheio de vida.


Sobre o autor

irlucia


3 Comentários


  1.  

    PAZ E BEM!
    SOU UM FRADE CAPUCHINHO,DE FORTALEZA,MAS DA PROVINCIA DE NAPOLI/ITALIA.E JA FAZEM MUITOS ANOS QUE MORO NA ITALIA.
    SE POSSIVEL,GOSTARIA DE SABER NOTICIAS:
    A)IRMA HUGOLINA: A ULTIMA VEZ QUE A VI FOI EM 2007,ELA MORAVA NA PORCIUNCULA,EM MESSEJANA;
    B)AS IRMAS EUSTOQUIA E ANGELA: 1986-1987,QDO FIZ O NOVICIADO EM GUARAMIRANGA-CE,ELAS MORAVAM EM GUARAMIRANGA-CE.
    FICAREI MUITO AGRADECIDO!.

    A PORCIUNCULA: VOSSA CURIA GERAL: QUANDO ESTUDEI NO COLEGIO MARISTA CEARENSE,COM O GRUPO DE JOVENS QUE PARTICIPAVA,FOI SEMPRE A MELHOR
    CASA DE RETIRO,AONDE FAZIAMOS NOSSOS PERIODOS DE REFLEXAO!TENHO SEMPRE OTIMAS LEMBRANçAS DA DISPONIBILIDADE FRANCISCANA DAS IRMAS:UMA VERDADEIRA ACOLHIDA COMO O NOSSO SERAFICO PAI SAO FRANCISCO,E TAMBEM FREI GIAMPIETRO DA SESTO SAN GIOVANNI, SEMPRE DESEJARAM QUE SEUS FILHOS E FILHAS TIVESSEM PARA COM O PROXIMO!.

    * Frei Paulo Ricardo Coèlho,OFM CAP..
    Provincia Religiosa: Napoli/Italia;
    Fraternità atual: Apice(BN)/Italia.




  2.  
    luciani Santos

    Ola! boa tarde gostaria de ter noticias da irmã Leonis, ela ainda está aí?
    Tenho assuntos muito importantes para tratar com ela. Por favor me digam alguma coisa.

    Obigada pela atenção




  3.  
    Maria Cleide

    Olá,

    Irmã Hugulina continua morando na PORCIUNCULA,EM MESSEJANA;
    Sempre muito alegre e disposta, as outras irmãs eu não conheço.

    Paz e bem!

    Maria Cleide





Deixe sua resposta


(required)