Profissão Perpétua das Irmãs Missionárias Capuchinhas: Francisca Erineuda e Rosangela Lopes em Horizonte-CE

jsdasx.A Congregação das Missionárias Capuchinhas, teve a grande alegria em celebrar dia 02 de fevereiro, a  profissão Perpétua dos Votos Religiosos de “Castidade, Pobreza e Obediência” das Irmãs Junioristas Francisca Erineuda Firmino Bento e   Rosângela Lopes de Lima, realizada em Horizonte – Ceará na Paróquia São João Batista. Para melhor preparação com o povo das comunidades para a festa solene da profissão, foi realizado  “Missão Vocacional com o tema: “Batizados e Enviados” e Tríduo Vocacional. A programação teve início com a Missão Vocacional, realizada nos dias 17, 18 e 19, de janeiro, na Paróquia São João Batista na comunidade Mãe Raínha  com a presença, apoio e colaboração das Irmãs Missionárias Capuchinhas vindas de várias regiões do Brasil, jovens formandas, jovens vocacionadas e todo o povo das comunidades. Foram dias vividos com, momentos de celebrações Eucarísticas na comunidade, vistas às famílias, convivência fraterna e caminhadas com o povo.mvqeibniqe Dando prosseguimento, nos dias: 29, 30 e 31, na mesma paróquia, foi dado continuidade à preparação com o “Tríduo Vocacional” com momentos de reflexões sobre vocação  religiosa, sacerdotal, laical e familiar. Estiveram presentes, aspirantes, postulantes, noviças, junioristas,  Irmãs formadoras  da Congregação e participação de jovens que aspiram a Vida Religiosa. Dia 02, a santa Missa  solene, da Profissão Perpétua, das Irmãs Francisca Erineuda e Irmã Rosângela,  foi presidida por D. José Luis Ferreira Sales,  bispo da Diocese de Pesqueira e concelebrada pelos os padres: Toínho, Leonardo Bezerra e Jesus Alexandre, Francisco Lopes e Frei Carlos Acácio Ferreira, Pároco e Reitor do Santuário do Despojamento de Assis, na Itália. Nas mãos da Madre Geral da Congregação Irmã Dulcis Negrão Rodrigues que recebeu os votos das Irmãs Professandas, e todos o Conselho Geral presente juntamente  com as Irmãs da Congregação, e demais Congregações,  povo das comunidades, amigos e  familiares das professandas. A Profissão Religiosa,  na Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas é feita durante a celebração Eucarística, momentos em que as Irmãs professandas após um longo período de preparação e espírito de oração,  pronunciam com simplicidade e alegria  franciscana,  para toda a Assembléia que estão decididas a seguirem para sempre a o Projeto de Jesus Cristo  segundo a Regra e Vida de São Francisco de Assis, pertencendo a  Congregação. Disposição para consagrar e  doar a vida pelo povo de Deus  como fez  Maria ao dizer SIM  doando sua vida para ser mãe do Salvador.  A Fraternidade Chiara d’Assisi, da qual Irmã Francisca Erineuda faz parte e que  foi acompanhada durante o período de formação do juniorato, impossibilitada de  está presente, na sua profissão religiosoa,  comungou e manifestou a sua solidariedade e acolhida com alegria atravéz de uma mensagem que incluia também a professanda Irmã Rosângela.
esyteanv

Queridas Irmãs, Francisca Erineuda e Rosângela, hoje,  nossa  Fraternidade Chiara D’Assisi, juntamente com as comunidades da paróquia Santa Maria Maior – Santuário do Despojamento,  de  Assis  e a nossa Congregação, estamos em festa de gratidão a Deus pela  significativa decisão de  vocês em professar os Votos Religiosos, de forma definitiva na  grande Família Capuchinha. Com esta entrega a Deus por amor à Vida Religiosa e a missão, vocês são e serão sempre grande presente para o seu povo!

Irmã Erineuda, nossa Fraternidade, confirma com você sua conquista no aprendizado na tragetória  missionária além fronteiras, vivendo e aprendendo com os   desafios e superando-os com simplicidade, ternura e alegria. Estamos felizes por você e Ir. Rosângela. Saudamos e agradecemos imensamente, todas as Irmãs, os Celebrantes, povo das Comunidades, as famílias e amigos que contribuíram para este momento com vocês. Oxalá podessemos está juntas hoje, nesta grande celebração, contudo, estamos muito unidas em espírito, orações e louvores ao Senhor da Vida! Hoje, aqui em Assis, celebramos o dia da Vida Religiosa Consagrada,  motivo este que intensifica nossa profunda sintonia com vocês e todas as religiosas e religiosos do Brasil.  Sinceros agradecimentos ao nosso Pároco e Reitor do Santuário onde contribuimos juntos na missão neste pedacinho de chão franciscano, Frei Carlos Acácio Ferreira que aí se faz presente para a nossa alegria. Obrigada!
Na comunhão fraterna e espírito franciscano o nosso grande abraço a vocês duas e todos que se fazem presentes nesta grande Ação de Graças.

Somos  Irmãs em Cristo e Francisco,

Irmã Lúcia Silva
Irmã Vanda Freitas

Assis, 02 de fevereiro 2020