A 41ª Assembleia Nacional da USGCB acontece na Porciúncula em Messejana “Vida Religiosa em Saída”

“Vida Religiosa em Saída” Traduz Abertura da 41ª Assembleia Nacional da USGCB

 este boa

A Porciúncula, Cúria Geral e Centro de Formação da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas de São Francisco de Assis do Brasil, em Messejana, Fortaleza-CE, sedia a 41ª Assembleia Nacional da União das Superioras e Superiores Gerais das Congregações Brasileiras (USGCB), para refletir a temática de “Cultivar a Mística do Cuidado com a Casa Comum, comprometida com a Vida Religiosa em Saída”.

O evento iniciou-se ontem, dia 20/08, às 15h30min com a celebração da Missa, ao ar livre, presidida pelo padre Júlio César de Mello Almo, Superior Geral da Congregação Joseleitos de Cristo. Participam mais de 80 consagrados (as) Superiores Gerais.

O canto dos pássaros, as vozes dos religiosos a cantar, a Palavra de Deus proclamada e ecoada no espaço da natureza traduziram a paisagem artística da “Igreja em Saída” que se faz presente nas diversas realidades da moldura missionária de cada congregação religiosa brasileira apresentada nos rostos das vidas ameaçadas dentro e fora do país, sobretudo na África, onde a Vida Religiosa Consagrada (VRC) tem se expandido e no compromisso com os povos indígenas do país.

A homilia do padre Júlio César de Mello Almo recordou uma reflexão do Papa Francisco, na ocasião do encontro com os religiosos em Cuba: a pobreza para os religiosos consagrados é como uma muralha que ajuda a não deixar que os apelos do mundo não seduzam e nem cheguem aos consagrados com o consumismo e o materialismo” e questionou “qual o verdadeiro tesouro da consagração?”

Para a Superiora Geral que veio de São Paulo, Ir. Roseli Amorim, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, o grupo é animado pela esperança que emana do povo pobre nos gestos, nas palavras e na alegria que anima o desejo de crescer mesmo ante aos desafios, sem perder a esperança, pois o coração mantém acessa a chama do entusiasmo expresso no gesto do cuidado e do compromisso com o grito pela vida, com as Pastorais Sociais e com os povos indígenas, como também com as crianças, com os jovens e com os idosos.

O evento concluiu o dia com a celebração da criação e da luz. Prosseguirá até sexta-feira, dia 24/08, para aprofundar as ações da Vida Religiosa Consagrada (VRC) da USGCB no Brasil, que tem a missão de favorecer encontros de convivência fraterna e de intercâmbio de experiências missionárias.

Hoje as congregações masculinas e femininas associadas na USGCB são organizadas por Regionais e contabilizam em 124 congregações brasileiras.  A 1ª Edição do Encontro Nacional da USGCB aconteceu em 2015, na Capital Federal.

sim

Regional das Superioras Gerais do Ceará

esra

 

 Ir. Núbia Maria da Silva (IMC)

Jornalista Missionária