Vocação à vida missionária Capuchinha, é uma escolha para viver, com coragem e alegria, espalhando a misericórdia divina na doação aos irmãos mais sofridos.

                          Vocação à vida missionária Capuchinha, é uma escolha para viver, com coragem e alegria, espalhando a misericórdia divina na doação aos  irmãos mais sofridos como fez Francisco de Assis, Frei João Pedro e Irmãs cofundadoras: Inês,  Verônica,  Madalena, Isabel e Clara.

                           Em 18 de dezembro de 1904, FREI JOÃO PEDRO DE SEXTO SÃO JOÃO, capuchinho, movido pelo Espírito de Deus, fundou, com cinco jovens cearenses, a Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas, em Belém  do Pará,  com ao objetivo de  dedicar-se à formação de crianças indígenas e filhas de migrantes nordestinos, intensificando a missão em Santo Antonio do Prata, no Pará.

                  Nós, Irmãs Missionárias Capuchinhas, procuramos responder os apelos de Deus, como franciscanas, servindo o seu povo nas várias regiões do Brasil,  em Moçambique e no Equador.

Nosso carisma é “Encarnar  o franciscanismo no discipulado de Jesus Cristo e seu Projeto missionário, servindo, preferencialmente os mais pobres com coragem, alegria e  misericórdia, na simplicidade e no acolhimento”.

                             Com espírito missionário, servimos na educação formal e informal, na saúde, na inserção nos meios populares, nas  paróquias, nas áreas indígenas no Brasil, além fronteiras e em outros espaços  de presença solidária.

                              Nós que estamos chegando na família    missionária capuchinha, podemos afirmar, parafraseando o canto que diz: “na vida franciscana existe uma alegria que é segredo!  Se você quiser saber, venha aqui viver e verás segredo! Na vida franciscana existe também dores, porém são superadas por um amor profundo a Cristo  nosso irmão.